Tratamento de Ar Comprimido

O objetivo do tratamento do ar comprimido é a busca pela melhor produtividade, redução dos custos de manutenção, maior vida útil das máquinas e equipamentos pneumáticos, maior proteção das ferramentas pneumáticas, maior precisão nos equipamentos de medição e instrumentação e obtenção de ar isento de água, óleo e partículas.

 

Com a identificação dos contaminantes do ar comprimido, podemos buscar pelas melhores tecnologias para seu tratamento e remoção. Abaixo seguem os equipamentos para tratamento do ar comprimido:

 

  • Filtros para Compressores: são utilizados para reter partículas tendo a mesma eficiência de remoção de partículas de um filtro coalescente. Utilizam a mesma técnica de filtração mecânica resultando em uma alta eficiência de remoção.

 

  • Separadores de Condensado: são utilizados para proteger os filtros coalescentes nas redes de ar comprimido onde a quantidade de umidade seja considerável.

 

  • Filtro Microbiológicos: são utilizados quando existe a necessidade de remoção absoluta do material particulado e de microorganismos. Isto é conseguido através da utilização do filtro de membrana. Os vasos são fabricados em aço inox o que permite a esterilização do vaso do elemento. A tubulação entre o vaso e o ponto de uso tem que estar limpa e esterilizada.

 

  • Filtros Coalescentes: os filtros coalescentes são os itens mais importante de um sistema de purificação. Eles são desenvolvidos para remover óleo e aerossóis de água (utilizando técnicas de filtração mecânica) além de ter o benefício de remover as partículas sólidas em um nível muito baixo. São instalados em pares, onde o primeiro filtro é usado para proteger o filtro de alta eficiência contra um grande volume de contaminação. Isso assegura o funcionamento contínuo com ar comprimido de alta qualidade garantindo baixo custo operacional e pouca manutenção.

 

  • Secadores por adsorção: os secadores por adsorção retiram o vapor de água do ar comprimido quando o mesmo passa pelos leitos dessecantes. Este tipo de secador é muito utilizado quando é preciso de pontos de orvalho pressurizados negativos (entre -40ºC e – 70ºC). Com isso o vapor de água para se condensar terá que atingir uma temperatura mais baixa que o ponto de orvalho. A temperatura do ar comprimido que sai de um secador por adsorção não é a mesma do ponto de orvalho. Vale ressaltar que um ponto de orvalho pressurizado de -26ºC (ou menor) irá prevenir o sistema da corrosão e do crescimento de micro organismos.

 

  • Secadores por refrigeração: remove o vapor de água no ar comprimido com a utilização de equipamentos que tem a produtividade medida através do ponto de orvalho pressurizado. Secadores por Refrigeração funcionam em sistema continuo resfriando o ar sendo limitados a pontos de orvalho pressurizados positivos (para evitar o congelamento do condensado liquido). São utilizados para grandes aplicações fornecendo um ponto de orvalho pressurizado de +3ºC.
Selos
  • Site Seguro

Nome Fantasia: Ar Energia - CNPJ: 17.055.619/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2018